Pós Graduada
O presente relatório constitui resultado final relativo à pesquisa de campo sobre a atuação do assistente social na área da habitação realizado nos dias 20 e 25 de maio e no dia 01 de junho de 2010, foi desenvolvido na Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLAN, no dia 20 de maio deste ano, com a coordenadora do setor de Habitação do referido local.
Na Fundação Municipal do Trabalho no dia 25 de maio do presente ano com a assistente social da FUNDAT, na Diretoria Operacional situada na Rua Pacatuba, n° 104 no centro de Aracaju, a entrevistada também foi uma assistente social e na Secretaria de Estado de Inclusão Assistência e Desenvolvimento Social – SEIDES, com a coordenadora do setor de habitação que é uma graduada em arquitetura e urbanismo.
O objetivo do trabalho foi aprofundar os conhecimentos dos graduandos em Serviço Social no que diz respeitos as diversas áreas de atuação do profissional, neste caso em particular a atuação do Serviço Social na área da habitação. As entrevistas semi-estruturada e a observação direta funcionaram como instrumentos de coleta de informações. Foram realizadas entrevistas com as assistentes sociais e uma arquiteta responsáveis pela execução dos projetos sociais na habitação, como forma de reunir os dados que será alvo de análise e interpretação qualitativa.
2. RELATÓRIO
Nossa pesquisa teve como foco três lugares específicos: a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLAN, a Fundação Municipal do Trabalho - FUNDAT e a Secretaria de Estado de Inclusão Assistência e Desenvolvimento Social – SEIDES.
PARTE I
No dia 20 de maio de 2010, foi realizado no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, na Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLAN, uma visita ao setor de habitação, onde pudemos entrevistar a assistente social responsável pela coordenadoria do já citado setor. A entrevistada é graduada