Psicologia Socio-Interacionista
RELATÓRIO JOGOS DAS CORES PROIBIDAS
SOROCABA/2014
UNIP/1° SEMESTRE
PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA
RELATÓRIO JOGO DAS CORES PROIBIDAS
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Paulista , Campus Sorocaba, matéria de Psicologia Sócio-Interacionista.
1. INTRODUÇÃO
O jogo das cores proibidas foi criado por Lev Vygotsky, o trabalho propõe investigar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos na realização do jogo.
Para entender o desenvolvimento das funções psicológicas superiores que são responsáveis pela organização mental de um indivíduo, Vygotsky agrega mecanismos psicológicos mais complexos e sofisticados de um organismo. Tais elas como atenção, cognição, memória, linguagem, pensamento, e imaginação. Não era o suficiente estudar apenas os aspectos físicos e biológicos dos seres humanos.
O individuo não é compreendido apenas como sendo mente e corpo, mas é também influenciado pelo meio em que está inserido, ou seja, sociedade e cultura onde vive.
Desta forma Lev Vygotsky, se contrapõe a muitos teóricos, pois ele entendeu que o meio ambiente, a cultura está interligado no processo de desenvolvimento de um individuo, sendo assim ele percebeu que o aprendizado também se dá por meio da mediação, onde o individuo utiliza-se das funções psicológicas superiores, onde a mediação é um interventor de uma situação, transformando assim de uma caráter direto para um mediado. Dessa forma o desenvolvimento humano e todo o processo de aprendizado se dão por mediação de um instrumento ou signo.
Pensando assim , um instrumento se põe entre um individuo e um objeto a ser trabalhado, onde dessa maneira permite que o mesmo amplie sua visão, onde é o externo ao individuo