Psicologia Sócio Interacionista
REFERÊNCIAS:
Psicologia Escolar Educacional (Impr.) vol.1 nº 2 - 3 Campinas; 1997. Contribuições da neuropsicologia para a psicologia clínica e a educação. Lúcia Helena Tiosso Moretti; João Batista Martins.
Arquivo Neuro-Psiquiatria vol.56 n.2 São Paulo June; 1998. ASSOCIAÇÃO ENTRE DESEMPENHO DAS FUNÇÕES CORTICAIS E ALFABETIZAÇÃO EM UMA AMOSTRA DE ESCOLARES DE PRIMEIRA SÉRIE DE PORTO ALEGRE. ANA GUARDIOLA, LUCIA TERESINHA CUNHA FERREIRA, NEWRA TELLECHEA ROTTA. A neuropsicologia como ciência tem por objeto o estudo das relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano (Luria, 1966). Através dela podemos compreender os processos mnemônicos, perceptivos, de aprendizado e de solução de problemas, dentre outras atividades cognitivas.
Segundo Alexandr Romanovich Luria (1902-1977), a investigação neuropsicológica permite conhecer a estrutura interna dos processos psicológicos e da conexão interna que os une. Ela também nos possibilita realizar um exame pormenorizado das alterações que surgem nos casos de lesões cerebrais locais, assim como as maneiras pelas quais os processos psicológicos são alterados por essas lesões (Luria, 1966).
Luria (1973) estabelece as relações entre as funções psicológicas e o funcionamento cerebral considerando o cérebro como um sistema interrelacionado a partir de três unidades funcionais: I) unidade para regular o tono, a vigília e os estados mentais (área de projeção que abrange a formação reticular), 2) unidade para receber, analisar e armazenar informações (área de projeção que abrange parietal, occipital e temporal primários; área de associação que abrange parietal, occipital e temporal secundários; 3) unidade para programar, regular e verificar a atividade (área de sobreposição que abrange as áreas pré-frontais e frontais). As áreas de projeção estão relacionadas com a sensibilidade, a motricidade, e as áreas de associação e de sobreposição estão