psicologia de densenvolvimento
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda questões inerentes a psicologia de desenvolvimento.
Psicologia é o estudo cientifico do comportamentos e dos processos mentais, busca no entanto descrever como explicar todos os aspectos , do pensamento, das emoções. Das percepções e das acções humanas ( Morris e Maísto2003 )
Psicologia de Desenvolvimento e o ramo da psicologia que visa compreender o desenvolvimento do individuo em todos os ciclos da sua vida, isto é, pensamento, linguagem, inteligência emoções e comportamento social. Desenvolvimento conjunto de transformações que se verificam ao longo do tempo na pessoa ( UNISUL 2000;17 ).
O trabalho tem como objectivo geral conhecer a importância das teorias inatista, ambientalistas , interaccionista e sócio interaccionistas no desenvolvimento e educação do ser humano.
Objectivos específicos:
- Criticar a concepção inatista de desenvolvimento a partir dos pressupostos da teoria ambientalista;
- Descrever a importância das duas teorias no desenvolvimento do ser humano;
-Mencionar o impacto da teoria interaccionista de desenvolvimento.
- Mostrar ou explicar o avanço das teorias sócio interacionista em relação as teorias inatistas, ambientalistas e interacionistas.
Metodologia: baseado no módulo da cadeira e outras obras de psicologia
1- Critica a Concepção Inatista de Desenvolvimento à Partir dos Pressupostos da Teoria Ambientalista.
1.1- Teoria Inatista
Todos os teóricos inatistas enfatizam a importância de factores endógenos esse pensamento tem dupla origem. Na teologia à partir da ideia de que Deus é o criador do ser humano e tudo que o individuo tem depende da graça de Deus. E na teoria evo lucionista de Darwin, embrionária e genética.
Para Darwin, desenvolvimento humano ou da espécie depende da hereditariedade que fornecem vantagens adoptivas em relação as condições ambientais prevalecentes. Essa tem sido mal interpretada pelos inatistas que usam como