Resumo do livro psicologia socio interacionista
VYGOTSKY
CAPÍTULO 3
(Resumo – Pontos Principais)
A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos. Ela tem duas funções: intercâmbio social: para se comunicar com os outros, pois é a necessidade de comunicação que impulsiona, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem; e pensamento generalizante: a linguagem ordena o real agrupando todas as ocorrências de uma mesma classe de objetos.
É a função de pensamento generalizante que faz da linguagem um instrumento de pensamento: a linguagem fornece os conceitos e as formas de organização do real que constituem a mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
A compreensão das relações entre pensamento e linguagem é fundamental para o conhecimento do funcionamento psicológico humano.
O pensamento e a linguagem têm origem diferente e desenvolvem-se numa trajetória diferente e independente, para só depois se ligarem estreitamente.
A associação entre pensamento e linguagem é atribuída à necessidade de intercâmbio dos indivíduos durante o trabalho, atividade própria do ser humano.
Inteligência prática é uma capacidade de solução de problemas e de alteração do ambiente para a obtenção de determinados fins; é independente da linguagem definindo assim a chamada fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento.
O significado é um componente essencial da palavra, onde o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal. É no significado que se encontra a unidade das duas funções básicas da linguagem (intercâmbio social e pensamento generalizante).
O significado de uma palavra é um fenômeno do pensamento porque significado corresponde a noção de conceito que, por sua vez, é um ato de pensamento.
O significado é construído ao longo da história dos grupos humanos, na relação do ser humano com o mundo físico e social em que vive.
O significado não é estático, mas dinâmico porque sofre transformações.
A transformação de significado