Eu amo português!
NO DIA A DIA DA SALA DE AULA
Resumo
A partir das contribuições de Vygotsky pertinentes à relação entre pensamento e linguagem, o presente artigo tem por objetivo expor uma reflexão sobre a influência da teoria sócio-histórica vygotskyana, associadas às contribuições da teoria interacionisa de Piaget no dia a dia da sala de aula no tocante às relações de construção do conhecimento. A metodologia usada ancora-se na vivência empírica do quotidiano escolar e em atividades de leitura bibliográfica.
Abstract
From Vygotsky's contributions related to the relationship between thought and language, this article aims to expose a reflection about the influence of Vygotskian's socio-historical theory associated to the contributions of Piaget's interacionistic theory, taking into account the daily classroom regard to the relations of construction of knowledge in that environment. As well as based on an empirical experience of everyday of the school and by an activity of reading of the literature on the subject.
Palavras-chaves: sociointeracionismo, ensino-aprendisagem, prática pedagógica
Introdução
A discussão por uma teoria que auxilie a prática educativa tem espaço garantido na prática pedagógica de qualquer educador que se preze e que, ao mesmo tempo, demonstre preocupação com o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva horizontal. No centro do referido processo, faz-se necessário uma concepção de ensino-aprendizagem como uma prática de caráter social, uma vez que, segundo Vygotsky (2002) a criança no seu estágio de construção do seu aprendizado desenvolve o seu intelecto, a partir da interação social com materiais fornecidos pela cultura do universo daqueles que a cercam. Nesta perspectiva, a aprendizagem acontece num movimento pendular, de dentro para fora, ativo e interpessoal; não podendo ser considerada como uma mera aquisição de informações, ou de uma simples associação de ideias que vão sendo