hsjajhshj

1180 palavras 5 páginas
Almeida Garrett
Almeida Garrett foi um importante poeta e romancista português do século XIX. É considerado um dos mais importantes escritores do romantismo português.
Nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1799 e morreu em 1854, na cidade de Lisboa. Seus romances possuíam um forte caráter dramático. Participou também da política, escrevendo sobre este tema. Produziu textos históricos, críticos e diplomáticos.
Possuía um talento flexível para escrever, imprimindo em suas obras uma notável individualidade, elegância e originalidade.
Embora tenha se dedicado a vários gêneros literários, foi na poesia e no teatro que mais ganhou destaque. Suas obras “Camões” e “Frei Luis de Sousa” ganharam grande importância no mundo literário.
Até os dias atuais é um dos escritores, do século XIX, mais lidos em Portugal. Influenciou as gerações futuras da literatura portuguesa.
Gozo e Dor - Almeida Garrett
Se estou contente, querida,
Com esta imensa ternura
De que me enche o teu amor?
- Não. Ai não; falta-me a vida;
Sucumbe-me a alma à ventura:
O excesso de gozo é dor.
Dói-me a alma, sim; e a tristeza
Vaga, inerte e sem motivo,
No coração me poisou.
Absorto em tua beleza,
Não sei se morro ou se vivo,
Porque a vida me parou.
É que não há ser bastante
Para este gozar sem fim
Que me inunda o coração.
Tremo dele, e delirante
Sinto que se exaure em mim
Ou a vida - ou a razão.
Escolhi esse poema porque me identifiquei com o modo de pensar do autor. O poema descreve muito bem o jeito que eu encaro a minha vida e os meus sentimentos.
Alexandre Herculano
Escritor do Romantismo português, nasceu em Lisboa, no ano de 1810. Não ingressou em nenhuma faculdade, viveu num exílio na Inglaterra e na França.
Atuou nas reformas do cotidiano português, travou polêmica com o clero em busca de liberalidades para a sociedade portuguesa da época. Os temas predominantes em suas obras eram as origens da nação portuguesa, tanto em seu trabalho ficcional ou

Relacionados