Determinaçao peróxido de hidrogênio em água oxigenada
1 INTRODUÇão 5
2 PARTE TEÓRICA 6
3 PARTE EXPERIMENTAL 7 3.1 Materiais E Reagentes 7 3.2 Procedimento Experimental 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 9
5 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Quando numa reação química ocorre transferência de elétrons, a ela dá-se o nome de reação de oxidação-redução, reação de óxido redução ou simplesmente reação redox. Um grande número de métodos de análise baseia-se em reações deste tipo, incluindo vários métodos volumétricos (BACCAN; BLÜCHER, 1979).
A reação oxi-redução é mostrada pela transferência de elétrons de um elemento químico a outro, variando o número de oxidação (Nox) dos compostos envolvidos nessa transferência. O composto que perde elétrons oxida (sofre oxidação), enquanto o que ganha elétrons sofre redução (reduz).
A titulação de uma reação de oxi-redução pode ser expressa em um gráfico de titulação do pH versus o volume de titulante. Esse gráfico pode ser dividido em três partes: antes do ponto de equivalência, no ponto de equivalência e após o ponto de equivalência. Esse ponto pode ser determinado por métodos eletroanalíticos ou visualmente, com ou até mesmo sem a adição de indicadores. Um exemplo da titulação sem o uso de indicadores é a titulação de ácido oxálico em solução aquosa com solução de permanganato de potássio, em meio ácido.
Os indicadores utilizados nas reações podem ser específicos, que reagem especificamente com um dos participantes da reação, sejam eles reagentes ou produtos, produzindo uma mudança de cor. Outro tipo de reagentes são os verdadeiros, que dependem apenas da mudança no potencial do sistema e não da mudança de concentração de reagentes do sistema, sendo mais amplamente utilizados.
O método titulométrico mais importante de óxido-redução é a permanganimetria, que usa como reagente titulante um agente oxidante poderoso, o permanganato de potássio (GAUBEUR; GUEKEZIAN; BONETTO, 2004).
O permanganato de potássio é um