Determinação da concentração de peróxido de hidrogênio em uma amostra de água oxigenada
Determinação da concentração de peróxido de hidrogênio em uma amostra comercial de água oxigenada utilizando o Método de Titulação Redox
Luciano José da Silva
Universidade Federal de Pernambuco
Departamento de Química Fundamental-
Profº Ricardo Oliveira
E-mail: lsilva5@ig.com.br lucianojose.silva@mdiasbranco.com.br
Palavras-chave: Redox, titulação, água oxigenada.
Introdução
Tratando-se dos métodos analíticos as titulações envolvendo reações redox tem uma grande importância por ser reprodutível e de rapidez na obtenção das medidas, o que ainda faz delas, uma ferramenta importante na determinação de certos analitos.
Nas áreas da química, biologia, ciências do meio ambiente e de materiais aparecem uma série de analitos que podem ter suas composições determinadas através dos estados de oxidação dos elementos presentes nos materiais analisados..
A técnica se baseia na realização de uma reação redox entre o titulante e o analito onde a detecção do ponto final pode ser feita por um eletrodo realizando medidas de diferença de potencial ou por um indicador redox que reage com excesso de titulante adicionado.
Neste experimento determinaremos a quantidade de peróxido de hidrogênio (H2O2) em água oxigenada comercial 10 volumes, utilizando o KMnO4 como titulante. O método baseia-se na padronização de permanganato de potássio com oxalato de sódio e, a seguir, titulação da amostra de água oxigenada com solução padronizada. O permanganato de potássio não é considerado uma substância pura. Impurezas como o MnO2 estão presentes, sofre decomposição por amoníaco, substâncias orgânicas, poeiras e outras impurezas arrastadas pela água.
Procedimento Experimental
Padronização do KMnO4
Pesamos 0,790g de KMnO4;
Transferimos a massa para um béquer 250ml e, em seguida, adicionamos 150ml de água destilada;
Dissolvemos o permanganato e transferimos para um balão volumétrico 250ml e aferiu-se o volume;
Pesamos