Teoria geral da Administração
FACULDADES DE ITAPIRANGA - FAI
CURSO: Ciências Contábeis
DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração
PROF: Nathalia
PERÍODO: Terceiro
ACADÊMICA: Daniane
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A Administração, tem como finalidade coordenar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade para garantir resultados que gerem a estabilidade financeira. Suas funções são o planejamento, organização, direção, avaliação e controle. Com a chegada da Revolução Industrial, houve também um crescimento exagerado das empresas, os recursos que possuíam não eram devidamente utilizados e tudo estava desorientado, devido a isso teve-se uma necessidade de avanços da eficiência e de troca do empirismo por métodos científicos.
Na administração cientifica se destacou Taylor, que dava destaque a racionalização do trabalho no nível operacional. Para ele a administração era uma ciência aplicada principalmente do planejamento das atividades operacionais. Deu ênfase na organização racional, especialização, simplificação e divisão das tarefas. Havia um padrão de produção, supervisão do funcionamento, deveria se ter o máximo de eficiência para no fim chegar ao objetivo principal que eram os lucros e também os salários.
Na Clássica ganhou destaque Fayol, pois foi o primeiro a elaborar a estrutura das organizações. Para ele a função administrativa sustenta todas as outras. Incide em supor as coisas, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Max Weber foi responsável pela Teoria Burocrática, ele apresenta as características da organização burocrática, tais como: organização formal, burocrática, racionalidade organizacional. Tinha como características, o caráter legal e normativo, formalidade das comunicações, o racionalismo, divisão do trabalho, impessoalidade, profissionalização, rotinas e procedimentos padronizados.
Nas relações humanas o foco era direcionado na integração das pessoas nos grupos sociais e o