Teoria geral da administração
ADRIELE MENDES ANA PAULA CUTRIM
ARIELLE PASTANA DAISY RODRIGUES JOSIANE M. DE LIMA ROBY COSTA THALES SILVA
Ananindeua - PA 2013
TORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO 04 - Administração Clássica
INTRODUÇÃO A OBRA DE FAYOL As funções básicas da empresa para Fayol Conceito de Administração Proporcionalidade das funções administrativas Diferença entre Administração e Organização Princípios Gerais da Administração de Fayol TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Administração como Ciência Teoria da Organização Divisão do trabalho e especialização Coordenação Conceito de linha de Staff ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Elementos da Administração para Urwick Elementos da Administração para Gulick PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO Os quatro Princípios Gerais da Administração segundo Urwick APRECIAÇÃO CRITICA DA TEORIA CLÁSSICA
A OBRA DE FAYOL
Fayol viveu as consequências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Reestabeleceu a saúde econômicafinanceira da companhia. Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949. Seu trabalho, antes da tradução para o inglês, foi amplamente divulgado por Urwick e Gulick, dois autores clássicos.
Henri Fayol (1841-1925)
CONCEITO DE TEORIA CLÁSSICA
Segundo Chiavenato, (2003 p.622) o conceito de organização na Teoria Clássica é de “estrutura formal , como conjunto de órgãos, cargos e tarefas” , com o estabelecimento de padrões de execução e treinamento de operários.
AS SEIS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA SEGUNDO FAYOL
Funções do Administrador
Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar
Funções Administrativas
Integração da cúpula com as outras cinco funções