A física newtoniana
A física newtoniana, como o próprio indica, foi estabelecida pelo físico ematemático inglês Isaac Newton, que nasceu em Lincolnshire, a 25 de dezembrode 1642, e faleceu em Londres, a 20 de março de 1727.
Newton estabeleceu um sistema de leis e princípios, alargado com ascontribuições de outros cientistas e filósofos nos séculos XVIII e XIX.
Segundo a física newtoniana, o universo é regido por leis matemáticasimutáveis, que permitem a descrição completa da evolução de qualquer corpono espaço e no tempo, conceitos estes absolutos, independentes doobservador.
Este sistema foi posto em causa no início do século XX, com o aparecimento dateoria da relatividade, que eliminou os conceitos de tempo e espaço absolutos eda teoria quântica. Estas teorias incluem a física newtoniana como um casoparticular, válida mediante determinadas aproximações.
Box 2 – A física newtoniana
Ruben Araujo de Mattos
Se perguntarmos a pessoas na rua o nome de cientistas dedicados à Física, possivelmente os nomes de Newton e de Einstein serão bastante lembrados. A expressão “física newtoniana” refere-se ao conjunto de contribuições de Isaac Newton para a Física. Nascido na Inglaterra em 1642, Newton formulou a Lei da Gravitação Universal, e as chamadasTrês Leis de Newton sobre os movimentos. A primeira lei de Newton, também chamada de princípio da inércia, diz que todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento. A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração. E a terceira lei de Newton, também designada por princípio da ação e reação, diz que a toda ação há sempre uma reação de igual intensidade, mesma direção, mas em sentido contrário.
Pode parecer estranho a nós, já impregnados por uma imagem do cientista como alguém que se dedica exclusivamente a este tipo de conhecimento (o científico), que