Sistema de reconhecimento
Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
Hoje, as empresas competitivas têm direcionado iniciativas no campo motivacional, com o objetivo de estimular os profissionais a fazerem parte do time e, com isso, alcançarem uma melhor performance. As ações direcionadas à motivação são as mais variadas e dependem da realidade de cada organização, bem como dos objetivos almejados. Há companhias, por exemplo, que investem em programas de qualidade de vida, treinamentos lúdicos, além de iniciativas focadas ao reconhecimento pelo engajamento dos funcionários.
Na MRS Logística S.A., por exemplo, foi lançado em março de 2009 um programa de reconhecimento para os colaboradores, direcionado na importância do trabalho em equipe, no direcionamento de esforços para alcançar resultados, na redução de custos e na busca pela excelência na manutenção. Para colocar tirar o programa "Campeonatos 2009 da Diretoria de Engenharia e Manutenção" do papel e levá-lo para a prática, o primeiro passo da companhia foi criar um Comitê Gerencial, formado por facilitadores de todas as gerências corporativas envolvidas no processo.
A partir da formação do Comitê Gerencial foi possível estabelecer regras, criar oportunidades e critérios de avaliação que estão diretamente relacionados aos objetivos organizacionais da MRS, levando-se em consideração as especificações de cada setor. O público-alvo da iniciativa é composto por cerca de 900 colaboradores que atuam na Diretoria de Engenharia e Manutenção da companhia.
A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal. A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São 1.643 quilômetros de malha - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil