Sistema de reconhecimento de imagens
Tema: Sistema de reconhecimento de imagens de peças em uma célula de manufatura em linguagem de programação C++
Contextualização:
A economia mundial foi profundamente assinalada no século XVIII pela invenção da máquina a vapor, na Grã-Bretanha, que caracterizou a Primeira Revolução Industrial; desta época até aos dias de hoje, esta evolução não parou; pelo contrário, no fim do século XX, os principais propulsores da nova Revolução Industrial foram – e continuam sendo – a tecnologia (cujas representações são a informática e os aperfeiçoamentos dos transportes e da comunicação) e a globalização (Rosário, 2005).
Este trabalho focará no sistema de reconhecimento automático de imagens de peças pré-processadas em uma célula de manufatura para seleção de um processo. O sistema capturará uma imagem da peça e a comparará com um gabarito (este selecionado pelo operador do computador). Se a peça estiver conforme o gabarito, esta então passará para o processo, caso contrário, será analisada peça a peça até a conferência retornar com a peça selecionada.
Entende-se por mecatrônica como a “interação sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle por computador no projeto e na manufatura de produtos e processos” (Rosário, 2005). A partir do conjunto entre microprocessadores, sensores, atuadores e o controle por computador obtém-se produtos inteligentes, projetados e produzidos por profissionais habilitados.
Problema de Pesquisa:
A seguinte pergunta pode então ser feita:
“Quais as implicações do sistema de reconhecimento de imagens por uma célula de manufatura para um processo de produção de peças”?
Justificativa:
O caminho da era da informação – ou a transição para tal era –, os elementos decisivos da vantagem competitiva não está mais na posse de bens físicos, mas estão determinadas crescentemente na capacidade de geração, partilha, integração e orquestração de conhecimentos. E aí faz parte da estratégia das empresas