Reconhecimento facial
Introdução
Um ingresso para o Super Bowl XXXV na Baía de Tampa, na Flórida, não garante apenas um lugar no maior jogo de futebol americano profissional do ano. Aqueles que foram à partida em janeiro de 2000 também formaram a maior fila de suspeitos que a polícia já organizou, embora não tivessem conhecimento disso na época. O Departamento de Polícia de Tampa (site em inglês) estava testando uma nova tecnologia chamada FaceIt (site em inglês), que permite fotografar rostos de uma multidão e compará-las a um banco de dados de fichas criminais.
Imagem cedida pela Visionics
O software de reconhecimento facial pode ser usado para encontrar criminosos em meio à multidão
O sistema, avaliado em US$ 30 mil, foi emprestado ao Departamento de Polícia de Tampa pelo período de um ano. Até o momento, não foi feita nenhuma prisão usando a tecnologia. Contudo, as 36 câmeras posicionadas em diversas áreas da cidade de Tampa permitiram que a polícia ficasse bem atenta às atividades em geral. O aumento da vigilância sobre os residentes locais e turistas irritou os grupos de defesa dos direitos de privacidade.
As pessoas têm uma capacidade extraordinária de reconhecer e lembrar-se de milhares de rostos. Neste artigo, você vai aprender como os computadores estão transformando os rostos em códigos computacionais para que possam ser comparados a milhares de outros rostos. Veremos como o software de reconhecimento facial está sendo usado em eleições, investigações criminais e na segurança de computadores pessoais.
O rosto
As pessoas identificam você através de seu rosto. Imagine como seria difícil reconhecer um indivíduo se todos os rostos fossem iguais. Com exceção dos casos de gêmeos idênticos, o rosto deve ser a característica física mais singular de uma pessoa. Enquanto o ser humano possui a capacidade inata de reconhecer e distinguir os rostos há milhões de anos, só agora os computadores estão chegando lá.
Visionics, uma empresa situada em Nova Jersey, é