Reconhecimento Facial
O reconhecimento facial é uma das técnicas da biometria mais confiáveis e menos invasiva nos sistemas biométricos atualmente. A idéia principal para compreender um sistema baseado em reconhecimento facial é entender como um ser humano identifica uma pessoa, observando quais as características e objetos contidos na face. O ser humano tem uma grande capacidade de identificar e tratar as variações presentes numa face. Existem diversos modos pelo qual o cérebro humano processa o reconhecimento de uma face em uma determinada imagem. Através dessas técnicas de observação humana, é possível implementar, e mesmo assim, a implementação de reconhecimento ainda está em fase inicial no desenvolvimento. Uma maneira prática e bastante utilizada nessa técnica biométrica é o processamento de imagens bidimensionais. Um sistema de processamento de imagem eficaz deve ser aquele que seja capaz de identificar uma face e suas características através de uma determinada imagem, do mesmo modo que o ser humano identifica uma pessoa simplesmente olhando para uma determinada fotografia, ou mesmo em uma transmissão de vídeo [8].
I ERI-RJ – I Escola Regional de Informtica do Rio de Janeiro
Instituto de Matemtica, UFRJ, 13 a 15 de Abril de 2010 73
As identificações processadas nas imagens são realizadas através de algoritmos matemáticos que calcula as dimensões, posições e as distâncias entre as referências encontradas na face, obtendo assim valores para a sua identificação.
1.1. Testes e Resultados
Foram realizados testes usando o ambiente Delphi no qual foi desenvolvido o software para o reconhecimento facial juntamente com a biblioteca OpenCV, obtendo-se grandes resultados. O software faz a identificação da face, olhos, boca e nariz, ciente que podemos apenas identificar uma destas características ou todas ao mesmo tempo, porém para obter maior eficácia na identificação serão reconhecidas todas para maior integridade, conforme figura