HIDRAULICA
02. Um vertedouro livre de lâmina aderente de 80 m de largura transporta uma descarga máxima (projetada) de 400 m3/s. Calcule a altura estática (projetada) e defina o perfil da crista para o vertedouro. Considere declividade a montante de 3:1 e declividade a jusante de 2:1 para o perfil da crista. Assuma um coeficiente de descarga de 2,22 baseado em estudos de modelos e velocidade de aproximação desprezível baseada na altura da barragem.
03. Um vertedouro livre de lâmina aderente de 20 pés descarrega água em um vertedouro de canal lateral com declividade de fundo horizontal. Se o vertedouro livre de lâmina aderente (C = 3,7 pés0,5/s) estiver sob uma altura de 4,2 pés, qual será a mudança n a profundidade a partir do final do canal lateral (após ter coletado toda a água do vertedouro livre de lâmina aderente) até um ponto 5 pés a montante? O canal lateral de concreto (n = 0,013) é retangular com 10 pés de fundo. A água passa por uma profundidade crítica no final do canal.
04. O vertedouro em sifão mostrado na Figura abaixo foi iniciado durante uma tempestade e baixou consideravelmente o nível do reservatório. Entretanto, ele ainda está operando sob pressão. O sifão de 40 m de comprimento possui uma seção transversal constante de 1 m X 1 m. A distância entre a entrada e o fecho é de 10m, o fator de atrito (f) é 0,025, o coeficiente de perda na entrada é 0,1, o coeficiente de perda na curva (no fecho) é 0,8 e o coeficiente de perda na saída é 1,0. Determine a descarga e a altura de pressão na seção do fecho.
05. Qual a diferença do dmax da água doce e o da água do mar morto?
06. Um medidor Venturi aplicando a equação da continuidade e a de