Gerenciamento de obras
O processo de planejamento necessita de um período de tempo com qualidade, ou seja, sem interferências e interrupções.
Uma das grandes deficiências nos sistemas de planejamento é o acúmulo de tarefas. Geralmente os funcionários não dispõem de tempo adequado para o planejamento, isso porque, no caso do engenheiro, gerenciam mais que uma obra e não distribuem adequadamente as tarefas, como por exemplo, atividades de almoxarifado.
Também temos a falta de formalização e sistematização na elaboração do plano de curto prazo. O maior problema relacionado a tal, refere-se à falta de transparência na medida em que as metas não são registradas, seja por meio escrito ou eletrônico. Sem esse registro, torna-se difícil controlar e analisar o processo de planejamento, interferindo diretamente no processo decisório da empresa.
Já no controle da produção podemos dizer que existe dificuldade de desenvolver um processo de aprendizagem baseado em dados que possibilitem a identificação dos efeitos das decisões tomadas para a correção de desvios. Existe a dificuldade de se estabelecer metas mais realistas com o estado da produção, na medida em que não se conhece a capacidade real de trabalho dos funcionários.
Uma deficiência comum existente em empresas de construção, que influi de maneira acentuada na continuidade das operações no canteiro, é o desenvolvimento de uma programação de recursos fora de um período adequado ou em caráter emergencial.
12- Relacionar, com uma breve descrição, as ações necessárias para a melhoria dos sistemas de planejamento e controle da produção de empresas de construção.
Melhorar a organização do tempo de trabalho: Sugere-se que sejam identificados períodos menos atarefados durante a semana do trabalho, assim o funcionário estará mais disposto e disponível para exercer suas atividades diárias.
Estabelecer