Gerenciamento de Obras
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL
Gerenciamento de Obras: Equilíbrio entre prazo, custo e qualidade na Construção Civil.
Thiago Ferreira Pó
Orientador: Profa. Dra. Renata Corrêa Nieto
São Paulo
Setembro/2014
Gerenciamento de Obras:
Equilíbrio entre prazo, custo e qualidade na Construção Civil.
INTRODUÇÃO
O Brasil sendo um país economicamente emergente, ou seja, em ascensão econômica na última década, para continuidade deste cenário favorável, exige que sejam ampliadas as esferas de planejamento, gerenciamento e controle de uma série de empreendimentos dentro da construção civil. Exemplificando, temos o aumento da demanda por obras de infraestrutura, habitação, transportes, indústrias, entre outros.
A priori, na construção civil, entende-se como sucesso de um empreendimento, aquele que atende em sua conclusão as seguintes premissas:
Estar dentro do prazo, previamente acordado entre às partes, através de um contrato;
Estar dentro do orçamento aprovado;
Atender as especificações técnicas de desempenho, garantindo a qualidade do empreendimento.
Pode-se incluir ainda, um quarto elemento, não menos importante, mas que não será abordado neste projeto de pesquisa, que se trata da Sustentabilidade.
Sucintamente, temos: Custo, prazo, qualidade e sustentabilidade. Como equilibrar essas vertentes garantindo então, o esperado sucesso do projeto e contribuindo para o crescimento deste setor? (MATTOS, 2010).
Dentro da construção civil, existem numerosas variáveis que podem implicar no insucesso de um projeto. Podem-se classificar essas variáveis nas fases de projeto e/ou execução. Diversas são as possibilidades, onde ora o projeto está de acordo e a execução apresenta não conformidades; e ora a execução está satisfatória, porém o projeto não contemplava uma série de parâmetros de cunho essencial para a funcionalidade do empreendimento. Apesar de apresentarem propostas