Biometria Reconhecimento De Ris
Biometria - Reconhecimento de Íris
GTA - Grupo de Teleinformática e Automação
UFRJ
Escola Politécnica
Biometria - Reconhecimento de Íris
E-Mail: renan.b.02@gmail.com
Reconhecimento de Íris
Início
1. O que é a íris?
2. Por que a íris é tão bem utilizada em biometria? 3. Reconhecimento de Íris
Adquirindo a imagem
Processando os dados
Condificando a íris
Reconhecendo a Íris
4. Vantagens e Desvantagens
Vantagens
Desvantagens
5. Tecnologias atuais e aplicações do reconhecimento de íris
6. Considerações Finais
7. Bibliografia
8. Perguntas e Respostas
Introdução
9. Informações
A Biometria é uma tecnologia recente, muito útil para identificar pessoas e funciona como uma senha ou até melhor. Não se deve confundir a biometria abordada aqui com a biometria estudada nos ramos da biologia. A Biometria é aplicada para distinguir o ser humano baseando-se nas diferenças entre suas características físicas e biológicas. Ao digitar um nome de usuário e uma senha em um sistema, por exemplo, a pessoa está “diferenciando-se” das outras pessoas e usuários. Na Biometria, o objetivo é o mesmo, porém essa diferenciação ocorre por meio de características que são únicas para cada indivíduo. Dentre as técnicas de biometria temos: impressão digital, reconhecimento de face, de voz, de assinaturas, de íris, de retina, dentre outras. Algumas são muito caras de se desenvolver (porém eficientes) e outras são muito baratas (porém menos eficientes).
1. O que é a Íris?
A íris é um músculo no olho, a parte visível do olho humano responsável pela coloração do olho.
Dentro da íris, encontra-se a pupila que controla a quantidade de luz dentro do olho. Em volta dela está a esclera, a parte branca do olho. A retina é encontrada atrás do olho e é responsável pela formação das imagens.
A cor e a estrutura do olho humano são definidas geneticamente. Porém, a forma que a íris ganha é única e é formada no período pré-natal devido a alguns processos biológicos. Lembrando que, como o processo