DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO EM AMOSTRA DE ÁGUA OXIGENADA
1. OBJETIVO
Determinar a porcentagem de peróxido de hidrogênio (H2O2) em uma amostra de água oxigenada e a sua concentração em volumes de O2 (amostra, segundo fabricante, contém 3% de H2O2 e 10 Volumes de O2).
2. INTRODUÇÃO No estudo da química, a titulometria é o ramo que se utiliza a dosagem de uma solução padronizada de concentração conhecida, solução padrão, em uma amostra, solução problema, afim de determinar a concentração desconhecida desta amostra. A reação ocorrida entre essas duas soluções reagentes resultará numa base para concluir qual a dosagem da solução problema, e assim determinar a concentração desconhecida da amostra. Os métodos empregados podem ser: análise volumétrica – medida dos volumes das soluções reagentes, ou análise gravimétrica – pesagem de um dos produtos da reação, cuja esta última oferece resultados mais exatos, porém a volumétrica leva a vantagem de ser mais rápida.
Na análise volumétrica, pode-se observar a reação da solução problema com a solução padrão a partir dos tipos de volumetria que se diferem pelas reações ocorridas entre os reagentes e o método de visualização do equilíbrio químico, onde a quantidade em mol do reagente titulado deve ser igual a da amostra, e logo desenvolvem-se os cálculos para a determinação da concentração antes desconhecida da amostra. As diferentes titulações são: titulação ácido-base (neutralização): titulação de óxido-redução ou redox (transferência de elétrons entre os átomos e/ou íons da substância reagentes), volumetria de precipitação (formação de precipitado) e volumetria de complexação (formação de íons complexos solúveis).
Na titulação redox, os principais casos de volumetria por oxi-redução são: Permanganometria (dosagem de uma solução redutora por intermédio de uma solução tiltulada de permanganato de potássio (KMnO4), geralmente em meio ácido), Iodometria (dosagem de uma solução redutora, por intermédio de uma