Visita tecnica aos Correios de Bauru
Logística Noturno
Prof. Gândara
23/10/2014
Na visita técnica que realizamos no ultimo dia 16 de outubro, nós fomos recebidos pelo Gerente Faustino, que solicitou ao Supervisor Alcides para explicar a turma o passo a passo dos correios. O Sr. Alcides trabalha nos Correios há 34 anos e tem uma grande experiência no funcionamento da organização.
Ele começou a visita mostrando o processo do final para o começo, mas nesse relatório faremos uma descrição geral do funcionamento dos Correios.
As cartas e encomendas postadas nas agências dos Correios são retiradas ao final do dia para serem levadas ao Centro de Tratamento de Cargas e Encomendas (CTCE) e é separada para um centralizador de destino chamado Centro de Tratamento de Cargas (CTC), geralmente localizado em uma cidade de médio ou grande porte (Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto). Se houver CTC na cidade, as cartas e encomendas são direcionadas para essa distribuidora. Depois de separadas as cartas e encomendas, o CTC às encaminha para uma agencia ou um Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) localizado na cidade do destinatário. As cartas e encomendas em posse das agências ou CDDs são entregues pelo carteiro ao destinatário.
Acontece também o processo contrario. Quando um veículo dos Correios chega a uma cidade para deixar correspondências e encomendas, ele retorna ao ponto de partida com mais correspondências e encomendas postadas pelas pessoas daquela região para outras partes do Brasil e do mundo.
Os caminhões chegam às docas do CTC de Bauru com correspondências de várias regiões para serem separadas e redirecionadas, conforme figura 1.
Figura 1
No momento do descarregamento do caminhão é realizada uma pré-triagem pelo funcionário que descarrega o caminhão, onde o funcionário observa as informações gerais contidas em um papel fixado no Container Desmontável Leve (CDL – composto de uma base azul,