PRIMEIRA GERAÇAO ROMANTICA EM PORTUGAL

785 palavras 4 páginas
A PRIMEIRA GERAÇÃO ROMÂNTICA
O romantismo em Portugal se dividiu em três diferentes épocas..Esse movimento ocorreu durante os anos de instabilidade em Portugal. De um lado, estava Dom Pedro IV ( Dom Pedro I do Brasil), que representava a tentativa de implantação do liberalismo no país; do outro lado, Dom Miguel, seu irmão absolutista. Derrotado, Dom Pedro cede o trono português ao irmão, e só consegue reavê-lo em 1834, quando o liberalismo finalmente venceu.O primeiro romantismo contribui muito para a consolidação do liberalismo em Portugal. Os ideais românticos dessa geração estão embasados na pureza e originalidade.

Revolução e Contradição
O Romantismo floresceu em todos os países ocidentais. Em Portugal, a tendência se desenvolveu a partir de 1836, nessa época o país passava por uma profunda crise econômica, política e social.

A situação do país se agravava com a invasão napoleônica e a independência econômica do Brasil, em 1820, iniciou-se uma revolução liberal para a modernização do país.

Em 1836, as idéias românticas começaram a fluir, foram levadas da França e da Inglaterra pelos emigrados durante a revolução.

Em Portugal, podemos considerar a existência de duasgerações românticas:

- Primeira Geração: marcada por preocupações históricas e políticas; nela se destacam Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Antônio Feliciano de Castilho;

- Segunda Geração: as características românticas estão definidas e amadurecidas; nela se destacam Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Soares dos Passos e João de Deus. Durante o século XIX, Portugal participou de grandes transformações políticas europeias. Nesse período as primeiras manifestações pré-românticas aconteceram, mas o Romantismo só teve inicio no final dos anos 20.

O introdutor do Romantismo em Portugal é Almeida Garrett, essa nova escola dominará até a década de 60 .
Conforme se sucederam as gerações dos autores o Romantismo foi evoluindo, isso se deu em três momentos:

Primeira

Relacionados