marmoaria
1- APRESENTAÇÃO
Iniciar uma atividade empresarial requer do investidor o pleno domínio da atividade que se propõe a iniciar. Neste sentido, tão importante quanto o conhecimento do ambiente econômico no qual está inserido, sua capacidade gerencial é um fator de fundamental, relevância para o bom desempenho do negócio. Sempre, no entanto, é necessário que o investidor faça os seus cálculos sobre o quanto ele vai despender – imobilizar – e sobre os resultados esperados do empreendimento. Mesmo no meio da incerteza que o cerca e conseqüentemente do risco do negócio, fazer cálculos sobre os ganhos esperados da aplicação dos recursos é tarefa indispensável. Esse exercício de prospecção de um negócio é chamado de projeto.
Um projeto procura sistematizar informações, trabalhá-las e analisá-las de tal forma a permitir concluir se determinada decisão de investimento é viável ou não.
O perfil aqui apresentado, unidade industrial de artigos de mármore e granito, mais popularmente conhecida como marmoraria, obedece aos roteiros tradicionais de projeto, sem no entanto aprofundar detalhes técnicos. Serve, dessa forma, como orientação metodológica e de gestão do processo de tomada de decisão.
O presente perfil tem por finalidade mostrar a viabilidade de uma marmoraria, considerando-se os recursos necessários, condicionantes existentes e perspectiva de mercado.
2-A viabilidade do projeto é definida pela taxa interna de retorno, tempo necessário para a amortização do investimento e o valor presente líquido do fluxo de caixa.
3- ENQUADRAMENTOS TÉCNICOS DO NEGÓCIO
3-1 TIPO DE NEGÓCIO Marmoraria – Indústria e Comércio de Produtos Beneficiados de Mármore e Granito.
3-2 SETOR DA ECONOMIA Secundário
3-3 RAMO DE ATIVIDADE Indústria e Comércio de Artefatos de Mármore e Granito
3-4 PRODUTOS Pias e bancadas para banheiros e cozinhas, tampos de mesas, rodapés, pisos, etc.
3-5 INVESTIMENTO PREVISTO
Investimento Total Investimento Fixo