Teologia
A DOUTRINA DA CRIAÇÃO
INTRODUÇÃO
Gênesis o primeiro livro da Bíblia, no original Hebraico,e BERESHITH, que se traduz por NO PRINCIPIO, e Grego a palavra Gênesis é Genescos,que significa,COMEÇO, PRINCIPIO. Foi escrito por Moisés em 1443 a.C aproximadamente, e redigido nos primeiros anos da peregrinação de Israel no deserto, quando este patriarca procurava ensinar ao povo os fundamentos da palavra de Deus.
I – DEUS O CRIADOR
1- IDENTIFICANDO CRIADOR – Antes de falar dos atos criativos do senhor, é preciso conhecê-lo do modo como a Bíblia o apresenta. Gênesis não começa com uma teoria , mais com o vocábulo Deus: No principio criou DEUS (GN 1.1). Através da historia da humanidade, os homens tem inventado muitos deuses, e satanás, arquiinimigo do Criador, deseja torna-se o governador ou deus do universo, a qualquer custo.
2 - O CRIADOR E A CRIAÇÃO – A declaração de que há um Criador, o qual deu vida a todos os seres vivos existentes na terra, e também os elementos animados e inanimados, desfazem completamente as teorias anticriacionistas da evolução. No hebraico, o termo BARAH indica, forma direta , que Deus é o criador .
3 – O CRIADOR E O SENHOR ONIPOTENTE – Entre os atributos de sua Onipotência, revela-se O poder de criar, A Abraão, o senhor manifestou-se como O DEUS TODO PODEROSO (GN 17.1). Vários textos na Bíblia declaram que, Deus fez a terra pelo seu próprio poder (IS 40.21-28; 42.5;45.1218; JR10.12;27.5;51.15)
II- TEORIAS DA ORIGEM DA CRIAÇÃO.
1- A TEORIA DA GRANDE EXPLOSÃO – A partir do estudo de EINSTEIN, sobre a teoria da relatividade, outros cientistas acreditam que o universo era uma bola imensa de Hidrogênio que se expandiria indefinidamente e alcançaria distancias