psicologia para a educação
Em geral em Cursos de Pedagogia e de Psicologia estuda-se teorias da aprendizagem, ou a aplicação das teorias de aprendizagem, ou pesquisas verificando a aplicação de uma certa teoria, mas permanece uma lacuna: a de acompanhar o aluno enquanto aprendendo.
A psicologia possui uma grande significação para a pedagogia, pois que os conhecimentos referentes às leis do desenvolvimento da personalidade e sobre as particularidades da idade dos alunos, constituem a base para a elaboração dos métodos eficazes da educação e ensino.
Na época atual, a relação entre a psicologia e a pedagogia, manifesta um carácter especial as grandes realizações em psicologia permitiram conhecer as capacidades dos alunos e fazer com que eles possam participar na educação e ensino dos mesmos sob novos pontos de vista. Os psicólogos de vanguarda indicaram às tarefas importantes da psicologia moderna de cuja realização reside a resolução dos mais importantes problemas pedagógicos. Entre estas, está em primeiro lugar à elaboração de obras de estudo sobre psicologia que sirvam de argumentação para todos os aspectos passados e que se consolidaram em psicologia (conteúdo, métodos, meios de educação e ensino) mais também para ultrapassar a situação atual da pratica educativa o que permitirá elaborar para o efeito novas vias e investigar os aspectos novos que surjam no ensino e na educação. Em segundo lugar é necessário responder as exigências postas pelo progresso da ciência e da técnica à pedagogia. Nas condições atuais do desenvolvimento da ciência e da técnica o volume de informação que os alunos devem receber, cresce rapidamente ( em media, o volume de conhecimentos será dentro de oito anos, o dobro do atual). Daí que o ensino que baseia apenas sobre o reconhecimento e a conservação dos documentos na maioria é em voga em nossos dias, pode responder muito debilmente as necessidades modernas. O problema primordial e atual que se põe perante a psicologia