Eng. Elétrica ou Eletrotécnica
Tecnologia do Rio Grande do Norte
MANUTENÇÃO ELÉTRICA
CLAYTON ANTONIO DE M. OLIVEIRA
MOSSORÓ/2013
1- Introdução
O nível da organização da manutenção reflete as particularidades do estágio de desenvolvimento industrial de um país. A partir do momento em que começa a ocorrer o envelhecimento dos equipamentos e instalações, surge a necessidade de uma racionalização das técnicas e dos procedimentos de manutenção. Foi nos países europeus e norte-americanos onde a ideia da organização da manutenção iniciou, devido a maior antiguidade do seu parque industrial. Surgiu então a palavra:
De uma forma geral, a manutenção constitui-se na conservação
MAINTENANCE de todos os equipamentos, de forma que todos estejam em
MANUTENTION condições ótimas de operação quando solicitados ou, em caso de
MANUTENÇÃO defeitos, estes possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente mais correta.
A partir de então, todas as grandes e médias empresas na Europa e
América do Norte dedicaram grande esforço ao treinamento do pessoal nas técnicas de organização e gerenciamento da manutenção.
1.1- Um breve histórico
A manutenção, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas épocas mais remotas. Começou a ser conhecida com o nome de manutenção por volta do século XVI na Europa central, juntamente com o surgimento do relógio mecânico, quando surgiram os primeiros técnicos em montagem e assistência. Tomou corpo ao longo da Revolução Industrial e firmou-se, como necessidade absoluta, na Segunda Guerra Mundial. No princípio da reconstrução pós-guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália e principalmente o Japão alicerçaram seu desempenho industrial nas bases da engenharia e manutenção. Nos últimos anos, com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser relevantes para todas as empresas. Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de máquinas e equipamentos.