Eletrotecnica
A eletrotecnia (AO 1945: electrotecnia) constitui o conjunto das ciências e técnicas estudadas pela engenharia eletrotécnica. A eletrotecnia preocupa-se sobretudo com as correntes trifásicas, que constituem o sistema padrão de transmissão e de distribuição de energia na maior parte do mundo moderno. Uma importante fração da eletrotecnia também se preocupa com a conversão entre as correntes alternas e as correntes contínuas, bem com o desenvolvimento de sistemas especializados de potência tais como os que são usados em aeronaves e em redes ferroviárias.
Nalguns países, o termo "engenharia eletrotécnica" é usado num sentido mais amplo, abrangendo a totalidade da engenharia elétrica. Por outro lado, ocasionalmente, a engenharia eletrotécnica também é referida como "engenharia de sistemas de potência", ainda que em outros casos este termo se refira a apenas um dos ramos daquela.
Engenharia eletrotécnica
Vista em corte de um transformador trifásico, refrigerado a óleo.
A engenharia eletrotécnica lida com a produção, a transmissão e a distribuição da eletricidade. A engenharia eletrotécnica também lida com o projeto de uma ampla gama de equipamentos relacionados com aquelas, onde se incluem os geradores, os transformadores, os motores elétricos e componentes de eletrónica de potência.
A rede elétrica constitui o sistema que liga uma variadade de geradores elétricos aos consumidores da eletricidade. Os consumidores compram eletricidade à rede, evitando os elevados custos decorrentes de a terem que produzir eles próprios. Os enegenheiros eletrotécnicos podem trabalhar no projeto e manutenção da rede elétrica, bem como no projeto e manutenção dos