Psicologia nas organizações
Estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
O que é Psicologia?
O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.
Não pense que é um comportamento tão fácil de descrever. Teles (2003) nos ajuda a pensar que o comportamento não é apenas as reações externas, pois ele engloba atividades conscientes e inconscientes observadas indiretamente.
As disciplinas da Psicologia estão ligadas ao estudo da personalidade, da aprendizagem, da memória, da inteligência, do sistema nervoso e das relações interpessoais, do desenvolvimento humano, dos processos psicoterapêuticos, do sono e do sonho, do prazer e da dor, da vida e da morte.
É por isso que a psicologia nos ajuda a compreender nossos sentimentos mais íntimos, o que os sonhos querem nos dizer (ou queremos dizer com os sonhos).
Funcionalismo tenta descrever os pensamentos e o que fazem sem questionar como o fazem
Psicologia de Gestalt a mente humana funciona interpretando dados seguindo várias leis, regras ou princípios de organização, transformando a informação parcial em um todo.
Por exemplo, a sua mente pode interpretar uma série de linhas como um quadrado, mesmo que estas não estejam completas, pois os espaços são completados.
Psicologia humanística
Os humanistas ensinam que para entender a psicologia é preciso olhar para as motivações de cada indivíduo.
A "pirâmide das necessidades" de Abraham Maslow é um exemplo dessa abordagem: um sistema de necessidades, como comida, amor e autoestima, determina o comportamento de uma pessoa em vários âmbitos.
Satisfazê-las leva a uma sensação de auto- satisfação e resolve problemas psicológicos.
Cognitivismo busca entender a mente através da experimentação científica.
Principais ideias defendidas