Abscisico
UNIDADE XIX - Ácido abscísico: Um hormônio de maturação de sementes e resposta ao estresse
1.
2.
3.
4.
5.
6.
Introdução
Ocorrência, estrutura química e medição do ABA
Biossíntese, metabolismo e transporte do ABA
Rotas de transdução de sinal do ABA
O ABA regula a expressão gênica
Efeitos do ABA na fisiologia e no desenvolvimento
Introdução
A extensão e a periodicidade do crescimento das plantas são controlados por ações ordenadas de reguladores positivos e negativos. O exemplo mais óbvio de regulação para o não crescimento é a dormência de sementes e de gemas (uma característica adaptativa que retarda o crescimento até que as condições sejam favoráveis).
Por vários anos, os fisiologistas de plantas suspeitaram que a dormência de gemas e de sementes era causada por compostos inibidores. Eles tentaram isolar e caracterizar estes compostos de vários tecidos de plantas, especialmente de gemas dormentes. 1
17/07/2013
Esses experimentos levaram à identificação de um grupo de compostos inibidores de crescimento, incluindo uma substância conhecida como dormina, purificada a partir de folhas de falso-plátano coletadas no início do outono quando as árvores entram em dormência.
Uma vez descoberto que a dormina era quimicamente idêntica a uma substância que promovia a abscisão de frutos do algodoeiro, a abscisina II, o composto foi renomeado como ácido abscísico (ABA), em alusão ao seu suposto envolvimento com o processo de abscisão.
O ABA é atualmente reconhecido como um importante hormônio que regula o crescimento e o fechamento estomático, em especial quando a planta está sob estresse ambiental.
Outra função importante é regular a maturação e a dormência de sementes.
O efeito do ABA na abscisão permanece controverso: em muitas espécies, o ABA parece promover a senescência (os eventos que precedem a abscisão), mas não a própria abscisão.
2
17/07/2013
Ocorrência, estrutura química e medição do