Obesidade
Obesidade
Aracaju- SE
2014
Fisioterapia
Grupo: _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________
Trabalho apresentado ao Curso de Fisioterapia, sob orientação da Prof.ª Dianne Tenório , como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Bioquímica.
Obesidade
Aracaju – SE
2014
Obesidade
A obesidade resulta do acúmulo excessivo de gordura que excede aos padrões estruturais e físicos do corpo. Em geral se caracteriza quando uma pessoa supera 20 % do peso adequado considerando sua estatura. Prestigiado e desejado no começo da idade média, antiestético e perigoso recentemente, o tecido adiposo era considerado como uma reserva inerte de gordura até pouco tempo. O tecido adiposo é formado por células que alternam os estados de síntese (lipogênese) e degradação (lipólise) de gorduras. Assim sendo, é a diferença entre ingestão e a gasto calórico que vai determinar a quantidade de armazenamento gorduroso do organismo, caracterizando ou não a obesidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é o maior fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo II, doenças coronarianas e desordens metabólicas. Sabe-se hoje que fatores ambientais, culturais e genéticos interferem na obesidade, desencadeando processos metabólicos onde os hormônios INSULINA e LEPTINA parecem ser protagonistas importantes.
Epidemiologia
Segundo o IBGE, em pesquisa feita em fevereiro de 2003: No mundo existe 1 bilhão de pessoas com sobrepeso e cerca 300 milhões obesos. Só nos EUA 1/3 da população adulta
¼ das crianças e adolescentes estão com