Hormônios Vegetais
AUXINA
A principal auxina encontrada nas plantas é o ácido indolacético, conhecido pela sigla AIA. Essa substância é produzida principalmente no meristema apical (gema) do caule e transportada através das células do parênquima até as raízes.
O transporte do AIA é unidirecional, dependendo de energia para ocorrer.
Se um pedaço de caule é invertido, o AIA continua a se deslocar em direção à extremidade das raízes, contra a força de gravidade.
Efeitos das auxinas
O principal efeito das auxinas é promover o crescimento de raízes e caules, através do alongamento das células recém- formadas nos meristemas. Esse efeito depende, no entanto, da concentração do hormônio; em concentrações muito altas a auxina inibe a elongação celular e, portanto, o crescimento do órgão.
A sensibilidade das células à auxina varia nas diferentes partes da planta. O caule, por exemplo, é menos sensível à auxina que a raiz. Por isso uma concentração de auxina suficiente para induzir crescimento do caule tem forte efeito inibidor sobre o crescimento da raiz.
Giberelinas
Em 1926 o cientista japonês E.Kurosawa descobriu uma doença em plantas de arroz causada por um fungo do gênero Gibberella. Quando plantas jovens eram atacadas pro esse fungo, tornanavam-se anormalmente altas. Após alguns anos de investigação, os cientistas japoneses descobriram que esse crescimento anormal das plantas doentes era induzido por uma substância liberada pelo fungo, que foi denominada giberelina.
Estudos posteriores mostraram que substâncias semelhantes às produzidas pelo fungo Gibberella estão presente normalmente nas plantas, onde controlam diversas funções. O crescimento anormal das plantas doentes era causado por uma quantidade excessiva de giberilina liberada pelo fungo.
Funções das giberelinas
As giberelinas são hormônios produzidos principalmente nas raízes e nos brotos foliares, que atuam estimulando o crescimento de caules e folhas, mas têm pouco efeito