Fisio Vegetal Acido abscisico
Fisiologia vegetal
Ácido
Abscísico
Ciências Biológicas 6º Semestre
Introdução
As plantas apresentam substâncias responsáveis por seu desenvolvimento e crescimento. Essas substâncias, os hormônios, atuam em pequenas quantidades modificando o funcionamento de células específicas. Os Hormônios vegetais são composto orgânico de ocorrência natural, produzido na própria planta, em pequenas frações, com função direcionada a locais específicos, o qual a baixa concentração promove, inibe ou modifica processos morfológicos e fisiológicos do vegetal. Regulador vegetal possui as mesmas propriedades, sendo, porém exógeno.
Os hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno. Promovem a adaptação da planta às condições de falta de água (estresse hídrico) e estimulam a germinação e a quebra (ou indução) da dormência.
O estudo da ação dos hormônios tem permitido seu uso para aumentar a produtividade, a variedade e o tempo de conservação de alguns produtos vegetais, principalmente frutas e, assim, tem contribuído para minimizar custos e baratear preços ao consumidor final.
O presente trabalho tem por objetivo transcrever sobre um desses hormônios, o ácido abscísico, que possui um importante papel na função de regulação de vários aspectos ligados à fisiologia das plantas, como será visto adiante.
Origem do ácido abscísico
Em 1963, três grupos de investigadores trabalhando independentemente, na Grã-Bretanha, Estados Unidos da América e Nova Zelândia, descobriram uma hormona inibidora do crescimento. Nos vários estudos realizados foram isoladas duas substâncias, a dormina, que induzia a dormência nas gemas das plantas, e a abcisina, que promovia a abcisão de frutos. Em 1965, a dormina e a abcisina foram identificadas como o mesmo composto, o qual foi