Psicologia Escolar
Curso: Psicologia
Turma: 3ºDiurno
Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto
Ano Letivo:2012-2013
Índice
Introdução 4
Metodologia 2
Contextualização Teórica 2
Análise de conteúdo 3
Conclusão 5
Bibliografia 6
Anexos 6
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Psicologia Escolar. Foi realizado um guião de uma entrevista para ser feita a um psicólogo escolar de maneira a obtermos informação acerca do trabalho realizado pelos psicólogos nas escolas.
Através deste trabalho pretendemos percepcionar questões em torno da orientação vocacional e como esta é realizada, e que tipo de acompanhamento é feito pelos psicólogos.
Outras das questões mais pertinentes neste trabalho são os problemas que por norma ocorrem nas escolas não só por dificuldade de desenvolvimento ou aprendizagem mas também por problemas no seu contexto familiar ou social que interferem no comportamento dos alunos.
Por fim pretendemos também saber se é feita, e de que forma a promoção da saúde naquela escola e até mesmo que tipo de actividades ele já exerceu ao longo da sua vida.
Esperamos que através desta entrevista fiquemos mais elucidadas sobre como funciona a psicologia escolar hoje em dia e como esta contribui para o bem-estar de quem dela usufrui.
Metodologia
Métodos
O nosso estudo tem como objectivos específicos o trabalho de um psicólogo escolar em situações de promoção da saúde, problemas desenvolvimento e comportamento, orientação vocacional, tendo em conta as áreas de intervenção em que este está inserido e qual o seu papel perante determinadas situações que lhe são dadas a conhecer no seu contexto de trabalho.
Participantes:
Foi realizada uma entrevista a um psicólogo da Escola Secundária Inês de Castro.
Procedimentos:
Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, realizado deixando a entrevistada