LTA - Laudo técnico de avaliação
Podemos classificar os Laudos Técnicos em três diferentes tipos:
1. Laudo Técnico de Avaliação: esse laudo serve para avaliar o custo, ou o valor de mercado, ou a reforma que será necessária, ou ainda a avaliação de danos sofridos, de imóveis em geral: terrenos, casas, apartamentos, edifícios residenciais, indústrias, etc...
2. Laudo Técnico Pericial: esse laudo corresponde a análise, argumentação técnica e conclusão sobre assuntos ligados à engenharia e construção, que visa estabelecer os danos ocorridos, bem como os agentes causadores do problema e suas soluções e custos. Esse laudo é normalmente utilizado para litígios entre pessoas, quer sejam resolvidos na esfera amigável ou jurídica.
3. Laudo Técnico Judicial: é o laudo técnico de decisão, ou seja, é o laudo em que o juiz, que analisa uma questão jurídica, baseia-se para determinar sua sentença sobre o assunto em litígio.
O Laudo Técnico é um trabalho complexo e de muita responsabilidade, pois ele envolve a consulta pericial, a vistoria técnica e a emissão do laudo propriamente dito.
As etapas para a elaboração de um Laudo Técnico, são as seguintes:
a) reunião com o cliente para tomar ciência dos fatos, pela visão do cliente;
b) vistoria técnica "in loco" para corroborar o que foi dito pelo cliente e para observar todas as informações técnicas disponíveis, bem como, nesse momento, registrar através de fotos tudo o que for pertinente ao assunto. Deverá o profissional ter aguçada atenção, pois por muits vezes o menor dos fatos é que acabam comprovando uma determinada situação;
c) conseguir do cliente todos os documentos e relatos escritos que for possível;
d) obter, se necessário, junto a órgão públicos, documentos,