Psicologia da educação
Psicologia da Educação.
TÍTULO:
TCD: Psicologia da Educação.
OBJETIVO:
Conceituar a importância da família e do educador para o desenvolvimento psicológico que envolve a constituição subjetiva do ser humano e da sua vida em sociedade.
JUSTIFICATIVA:
Para a sociedade é de extrema importância que se conheça a definição deste tema, já que permite a compreensão do desenvolvimento “psi” da criança desde os primeiros anos de vida.
INTRODUÇÃO:
Falar de educação nos dias de hoje não é nada fácil, em meio a tantos conflitos do mundo moderno, como em geral a televisão, a relação de pais e filhos, o fracasso e a violência escolar e a educação da criança. Neste trabalho abordaremos as questões da área “psi” relativas ao desenvolvimento humano e sua vida em sociedade.
DESENVOLVIMENTO:
Entrevista:
A professora Mariana Trindade Pereira, com 37 anos hoje, possui formação acadêmica de Pedagogia, atualmente trabalha na Escola Municipal José Augusto Magalhães, ministra o 1º Período da Educação Infantil há dois anos, e já trabalha nesta área há oito anos.
1: Para você, porque as crianças de hoje são mais habilidosas em relação a tecnologia?
As crianças de hoje nascem num contexto social onde a tecnologia já esta inserida, ela está presente no seu dia-a-dia, como por exemplo, nos games, celulares entre outros.
2: Como você vê o uso da tecnologia nas escolas?
Se for bem empregado no contexto educacional traz grandes benefícios, o professor tem que ministrar as aulas de forma que elas fiquem mais interessantes e contribuem para o desenvolvimento da criança, como por exemplo, passar filmes educativos para que as crianças possam praticar o que aprenderam no seu cotidiano.
3: Para você qual seria o ponto fraco e o forte no uso da tecnologia nas salas de aula?
Para mim, o ponto fraco seria que as crianças ficariam mais cômodas e principalmente deixariam de ler livros como, por exemplo, os gibis, o ponto forte seriam que as crianças iriam adquirir um pensamento