Hospital dos inocentes
Spedale degli Innocenti, em português Hospital dos Inocentes, um antigo orfanato em Florença que foi projetado pelo arquiteto Filippo Brunelleschi, encomendado em 1419.
Design- Baseado na arquitetura antiga romana e também na gótica. A galeria já era bem conhecida. Mas Brunelleschi fez uso de colunas redondas com capteis clássicos de ordem compósita, o que para a época era uma novidade, assim como os arcos circulares e cúpulas esféricas. O uso das pedras escuras contra os alvos nas paredes fez-se criar o método pietra serena (pedra obscura em italiano). Regularidade e proporcionalidade eram métodos usados por ele que também eram desconhecidos. Características que mais tarde se tornariam métodos renascentistas de arquitetura.
Colunas redondas com capteis clássicos de ordem compósita- São partes superiores dos pilares redondos que pertencem a arquitetura clássica desenvolvida pelas romanos
Os tondi- Tondo no singular, eram obras de arte circulares, abordando temas geralmente sacros ou históricos. Muito apreciados no séc. XV e frequentemente usados para decorar palácios. Brunelleschi usa e abusa dos tondi em cada coluna de sua obra arquitetônica, feitos de cerâmica. Primeiramente, o arquiteto almejava que fossem vazios porém por volta de 1490, Andrea della Robbia foi engajada para que o enchesse, com o design de crainças com fraldas em fundos azuis.
História- Considerada uma importante obra de arquitetura do primeiro renascimento italiano. Foi construído em algumas fases. Das quais a primeira (1419-1427) com a supervisão do próprio Brunelleschi. As outras caracterizam o cobrimento (1439), e alguns acréscimos como corredores, expansões para o sul, etc. O edifício foi formalmente inaugurado apenas em