Psicologia da educação
CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO SUPERIOR
TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR-PROFESSORA Ma. HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO.
Antônia Cristina Monteiro de Araújo RA384318 E-mail antonia.sucesso@gmail.com
Ailton Soares Pinheiro RA387880 E-mail ailtonsoares31@gmail.com
Neire de Souza Cidade RA384317 E-mail neiresouza@gmail.com
Rúbia Jalva Costa Nascimento RA 367957 E-mail rubiasilva.41@gmail.com
Raquel de Oliveira Camaras RA 357397 E-mail raquel3366hotmail.com
MANAUS
2012
Sigmund Freud
Nascido no ano de 1856 em Frei Berg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise. Sigmund Freud foi um psiquiatra austríaco que fundou a ciência da psicanálise. Freud desenvolveu técnicas psicanalíticas como a interpretação de sonhos e a livre associação, em que o paciente é induzido a falar sobre tudo que lhe vem à mente. Freud escreveu sobre histeria, as forças do inconsciente, mecanismos de defesa, personalidade, e outros tópicos da psicanálise. Autor de vários livros, Freud foi um dos pensadores que mais influenciou o mundo moderno.
Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação.
Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam. Uma vez que alguns eventos mentais "parecem" ocorrer espontaneamente, Freud começou a procurar e descrever os elos ocultos que ligava um Consciente,