Pedagogia
DIRETORIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Tendências Pedagógicas da Educação Infantil
A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Profª: Danielle Valleriote
Equipe: Angélica Monteiro
Danilton Bernardo
Josiléa Leite
Júlia Célia
Juliane Bastos
Simone Silva
Turma: 302
INTRODUÇÂO
A criança é um sujeito, como todo ser humano, que está inserida em uma sociedade, deve ter assegurado uma infância enriquecedora no sentido do seu desenvolvimento, seja psicomotor, afetivo ou cognitivo.
As crianças possuem suas características próprias e observam o mundo e o comportamento das pessoas que a cercam de uma maneira muito distinta. Aprendem através da acumulação de conhecimento, da criação de hipóteses e de experiências vividas. O processo de ensino e aprendizagem na escola deve ser constituído, então, tomando como ponto de partida, o nível de desenvolvimento da criança, adequados à faixa etária e ao nível de conhecimento e habilidades de cada grupo.
Sabendo que a criança é um ser que sempre brincou que brinca e irá brincar sempre, podemos afirmar que o brincar é muito importante na formação da mesma.
Por isso o brincar é eminentemente educativo no sentido em que constituem meios para desenvolver a curiosidade e o princípio de toda descoberta, apresenta valores específico para todas as fases da vida humana, assim na idade infantil e na adolescência, a finalidade é essencialmente pedagógica.
O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcionar os alunos, sendo mediador e propondo atividades que os estimulem em sala de aula.
Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades. Além