Psicologia da educação
Reflexões dos Pressupostos de Mayeroff
A análise dos resultados deste estudo evidenciou que o aluno ingressante no curso de enfermagem espera poder cuidar do paciente como um todo, pois enfatiza que cuidar de alguém não é só cuidar de um corpo, assim como possui uma prontidão de sentimentos, ações e consciência, em relação ao outro, embora reconheça que terá que ultrapassar limites para isso.
OS ATRIBUTOS DO CUIDADO SEGUNDO MAYEROFF
Para Mayeroff cuidar é, no mais significativo sentido,ajudar o outro a crescer e a se desenvolver, e por isso não pode ser confundido como simplesmente desejar o bem, gostar, ou ter interesse pela felicidade do outro, assim como, é a antítese de usar a outra pessoa para satisfazer sua própria necessidade.
Eu (aquele que cuida), na relação de dependência, não sou capaz de vivenciar o outro no seu próprio existir, e por isso, sou incapaz de sentir o outro como solto de mim, logo, incapaz de responder honesta e sinceramente à sua necessidade de crescimento, desenvolvimento e sentido de bem estar.
Para ajudar o outro a crescer, segundo este autor, eu não imponho minha própria direção, em vez disso, permito a direção do crescimento do outro me guiando no que faço, me ajudando a determinar como responder à necessidade dele do cuidado.
Para não passar só de uma boa intenção ou interesse, o cuidado requer conhecimento do outro e de si, pois só assim, posso responder a sua necessidade adequadamente, e também reconhecer minhas possibilidades e limitações para cuidar.
A paciência, como elemento do cuidado, é possibilitar o crescimento do outro no seu próprio ritmo e, a encontrar-se no seu próprio caminho, assim como tenho que ter paciência comigo, para me dar a chance de aprender a conhecer o outro e a mim.
A honestidade acontece no cuidado, à medida que ativamente tento ver a verdade. Para cuidar, preciso ver o outro como é e, não como gostaria que fosse ou sentisse que pudesse ser.
A