psicologia da educação
Teóricos: Piaget, Vygotsky e Wallon
PIAGET
VYGOTSKY
WALLON
Papel da Aprendizagem De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho.
O conhecimento real e concreto é construído através de experiências.
De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio e a interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.
De acordo com Wallon, concluiu-se que o sucesso da aprendizagem infantil se estabelece através de uma prática pedagógica que leve em consideração a criança como um ser com características e ritmos próprios, as quais contribuam para a vida afetiva pela satisfação encontrada nas atividades, e pelo alívio de tensões que permitem um clima de satisfação para o educando. Com seus estudos no qual afirma que a função tônica, a expressão emocional, o comportamento e a aprendizagem do ser humano dependem uma da outra.
Papel do Professor
O papel do professor é então aquele de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno em atividades que possam desafiar os alunos, ele deve proporcionar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o reequilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir.
Segundo Vygotsky, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) a todo o momento. O professor tem que estimular o trabalho em grupo, utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem, orientando a participação do mesmo para sua colaboração em constantes desafios.
Segundo Wallon, o professor deve estar atento ao fato de que a bagagem com a qual a criança aborda cada