Psicologia da educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SÉRIE: 2ª SEGUNDO SEMSTRE PROF: MARA SILVIA FÁVERO DIAS
Maria José Silva Araújo RA: 4300064237
RIBEIRÃO PRETO
2012-09-22
AS TEORIAS DE BRUNER E SUAS CONTRIBUIÇÕES
PARA A EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO:
Nesse trabalho as respeito das teorias de Bruner vou procurar entender quem foi esse filosofo e quais foram suas contribuições para a educação, espero que ao finalizar consiga compreender esses pensamentos e que eu consiga passar adiante essas ideias.
DESENVOLVIMENTO:
A partir das concepções sobre o processo de aprendizagem, alguns pesquisadores desenvolveram teorias a respeito do processo de ensino, procurando discutir e sistematizar o processo e a organização e das condições para a aprendizagem. Um desses teóricos foi Jerome Bruner. Para ele o processo de aprendizagem é a captação das relações entre os fatos, assim o sujeito adquire novas informações transformando-as e vai transferindo para novas situações. Partindo desse pensamento, ele formulou uma teoria de ensino.
Para Bruner o ensino envolve a organização da matéria de maneira eficiente e significativa para o aprendiz, assim, o professor deve se preocupar não só com a extensão desta, mas, principalmente, com sua estrutura, isto é, a natureza geral do fenômeno, as ideias gerais e elementares essenciais da matéria para que o aprendizado vá adiante. É necessário que se desenvolva uma atitude investigativa, para isso ele propõe que os especialistas nas disciplinas auxiliem a estruturar o conteúdo de ensino a partir dos conceitos mais gerais e daí desenvolvam como um espiral, sempre dos conceitos mais gerais para os