Psicologia da educação
JEAN PAULO FIGUEIREDO
RA 1091238
Minas Gerais
Junho - 2012
JEAN PAULO FIGUEIREDO
Behaviorismo
Trabalho apresentado ao Professor
MARIA HELENA BIMBATTI MOREIRA da disciplina PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO do curso de LICENCIATURA DE FILOSOFIA
Centro Universitário Claretiano – Pólo Belo Horizonte
Minas Gerais-10 de Junho de 2012
1-INTRODUÇÃO
Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento.
A palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientação positivista trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.
Conceitos:
1 Comportamento reflexo ou respondente.
2 Resposta condicionada.
3 Resposta incondicionada.
4 Generalização.
5 Discriminação.
6 Extinção.
7 Comportamento operante.
8 Reforço positivo.
9 Reforço negativo.
Com base nestes conceitos decorri com minha pesquisa .Esta pesquisa pretendeu investigar possíveis articulações, dos alunos no curso de graduação do ensino médio, entre a idealização do papel de futuro profissional , feita pelo professor e a resposta dos alunos a chamada do professor. Os sujeitos foram 35 (trinta e cinco) alunos da disciplina de Filosofia no segundo bimestre do ensino médio e seu professor. Centrei esta investigação em observação da turma e entrevista com o professor; observação da dinâmica interacional presente na classe, devolutiva do processo grupal professor/aluno e aluno/professor, e o relacionamento