psicologia da educação
NOME: Mônica de Moura Sanches
CURSO: Pedagogia
Professora: Simone Neves
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BRASÍLIA-DF, 2013
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A psicologia educacional pode ser descrita como uma subárea da psicologia que é considerada uma área de conhecimento a entendemos como corpus sistemático e organizado de saberes científicos, produzido de acordo com procedimentos definidos, referentes á determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade, fundamentado em questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas determinadas. É importante considerarmos as diversas concepções, abordagens e teorias que constituem esta área de conhecimento.
Assim podemos afirmar que a Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes educativo. A Psicologia Educacional e Psicologia da Escolar estão intimamente relacionadas, mas não são iguais, não podendo reduzir-se uma á outra, pois cada uma possui sua autonomia.
A primeira é a área do conhecimento que tem como objetivo compreender os fenômenos psicológicos envolvidos no processo educativo. A outra é considerada um campo de atuação profissional, sendo possível realização de intervenções de espaço escolar ou a ele relacionado.
O campo da Psicologia Educacional foi criado por grandes estudiosos e pioneiros da Psicologia no final do século IX. Os três principais pioneiros de destaque no início da história da Psicologia Educacional são Willian James, John Dewey e Edward Lee Thorndike. James lançou um livro intitulado Principles of Psychology e ministrou diversas palestras através de uma série intitulada Talks to Teacher, em que discutia as aplicações da psicologia na educação de crianças, argumentando que os experimentos laboratoriais em psicologia muitas vezes não