Psicologia da educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFª. MARIA APARECIDA M. SALLES
ALUNO(A): FERNANDA M. RODRIGUES
O conteúdo que nos foi passado sobre Psicologia da Educação teve para mim um grande significado no sentido da aprendizagem, pois a psicologia nos ensina sobre o comportamento e os processos mentais (experiências subjetivas em relação ao comportamento). Dentro desda disciplina existe a Psicanálise que trabalha com a neurolinguística, formando assim três níveis para ser estudado, o consciente, o pré-consciente ou subconsciente e o inconsciente.
Na minha opinião acho fantástico o estudo sobre comportamento humano e animal também, que não faz relação aqui. Sendo que o humano é fantástico pela racionalidade, as diversas reações que o indivíduo pode apresentar diante de cada estímulo. Assim se obteve algumas teorias nas quais foram a do Behaviorismo dita por Skinner, onde ele diz que o comportamento tem respostas positivas dependendo do estímulo; como por exemplo elogios e recompensas tem mais eficácia do que punições.
Na teoria de Piaget, ele diz que o comportamento humano tem fatores que influenciam nos quais são a hereditariedade (carga genética), crescimento ogânico (aspecto físico), maturação neurofisiológica (determina o padrão de comportamento) e o meio (ambiente de sua vivência).
Na teoria de Vygotsky, ele refere o desenvolvimento com o sócio-histórico, onde o aprendizado é feito de fora para dentro formando o desenvolimento real (caracteriza o que o indivíduo é capaz de aprender por conta própria) e o pontecial (caracteriza a capacidade de aprender com auxílio de outra pessoa).
E, na história teve e ainda terá muitos estudiosos e formadores de teorias em relação ao comportamento humano que diante dele nos torna bastante complexo. A prova dessa complexidade começa nas diferntes gerações que temos, onde uma aceita bem a hierarquia e consegue evoluir com ela e outra que já não aceita essa