Psicologia da educação
Helen Cristina Azevedo Machado
Kênia Santos Nogueira
Psicologia da Educação:
Teorias Psicológicas e Práticas Educativas
Belo Horizonte
2011
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Helen Cristina Azevedo Machado
Kênia Santos Nogueira
Questionário de Psicologia
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Educação, ministrada pelo prof. Elizeu, núcleo formativo I, turma IE,do curso de graduação em Pedagogia, da Universidade do Estado de Minas Gerais
Belo Horizonte
2011
1. Em que objeto das ciências humanas se distingue do objeto das outras ciências
As ciências humanas têm como objeto o próprio sujeito, enquanto as ciências da natureza estudam algo exterior ao pesquisador.
O desafio é estudar com isenção aquilo que diz respeito ao próprio ser diretamente. 2. Que dificuldades decorrem dessa distinção? Faça um esquema.
Experimentação é de difícil realização, porque não é fácil identificar e controlar os aspectos que influenciam os atos humanos. Experimentos controlados podem falsear resultados, a motivação dos sujeitos é variável, instruções do experimentador (pesquisador) podem ser interpretadas de maneiras diferentes, repetição do fenômeno altera efeitos, já que indivíduo não vive uma segunda situação de maneira similar à anterior, certos experimentos possuem restrições de caráter ético e moral.
Complexidade dos fenômenos humanos é de difícil simplificação: hereditariedade, meio social, impulsos, desejos, memória, consciência e vontade.
Nas ciências humanas são enfrentadas dificuldades no estabelecimento do método:
Matematização: é também de difícil realização nas ciências humanas, já que fenômenos são essencialmente qualitativos. Ao aplicar a matemática nas ciências humanas, utilizamos técnicas estatísticas, sujeitas a resultados aproximados (probabilidade) e possibilidade de interpretação.
Subjetividade: nas ciências da natureza, há o intuito da objetividade, capacidade de lançar