Psicologia da educaçao
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
Trabalho apresentado a Professora Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho, como tarefa da disciplina Psicologia da Educação referente ao curso de Pedagogia.
Anhanguera Educacional S/A – Pólo de Rio Claro/SP
Rio Claro/SP
Introdução
Não é apenas na escola que se constrói a identidade de cada individuo.
Essa construção depende de um processo que engloba a sociedade inteira, como família, religião, cultura e outros.
As escolas alem de ensinar, também tem um papel muito importante onde envolve a troca de experiência vivida entre os alunos.
Diante disso, alguns teóricos da Psicologia, como Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski ajudaram a elaborar algumas teorias de aprendizagem que auxiliam muito na pratica de ensino, ou seja, na Educação.
Freud e suas contribuições para a Educação.
Filho de uma família judaica Sigmund Freud nasceu em 1856 Freeberg, Áustria.
Aos 4 anos mudou-se para Viena, onde passou a maior parte de sua vida, e aos 82 anos faleceu em Londres.
Devido a sua grande inteligência desde novo, foram criadas enormes expectativas para seu futuro, por isso tirava a maior parte do seu tempo para os estudos. A Educação foi fundamental na vida de Freud. Então, formou-se em medicina, especializou-se em doenças mentais.
Freud não escreveu muito sobre psicanálise na educação, mais sua obra contribuiu muito na Pedagogia, pois educar está profundamente relacionado com o desenvolvimento humano.
Através de suas reflexões, podemos entender melhor como educadores, o processo em nossos alunos do desenvolvimento mental e emocional, pois um ser humano completo é feito través da razão e emoção.
O estudo do aparelho psíquico e dos processos mentais são umas das maiores contribuições da psicanálise com a educação, é onde ocorre a aprendizagem, dos pensamentos, da aprendizagem através dos processos de identificação, e dos processos de transferência que ocorre no relacionamento entre o aluno e