Campo magnético terrestre
Índice
1. INTRODUÇÃO 02
2. OBJETIVOS 02
3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS 02
4. CURIOSIDADES 04
5. MATERIAL UTILIZADO 05
6. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 05
7. RESULTADOS 06
8. CONCLUSÃO 06
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07
1. INTRODUÇÃO
Este experimento diz respeito ao entendimento do campo magnético terrestre. Apresenta-se neste relatório, um estudo do surgimento deste campo magnético, bem como o cálculo da componente horizontal do campo magnético local e algumas curiosidades sobre o tema.
2. OBJETIVOS
Vamos determinar o valor da componente horizontal do campo magnético local através do experimento realizado em laboratório. É importante lembrar que para plena realização da função proposta, os aparelhos utilizados em experimentos devem estar em bom estado de conservação, para que os valores não sejam alterados pelas condições externas.
3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
As primeiras pesquisas científicas sobre o Campo Magnético da Terra teve ponta pé inicial em 1600 quando Willian Cilbert mostrou que com o auxílio da terrella( um imã em forma de esfera), a Terra se comporta como um imenso imã. Ainda hoje, essa é a forma mais básica de descrever o magnetismo terrestre.
O fato de um ímã orientar-se, quando suspenso pelo seu centro de gravidade, na direção do vetor indução magnética, revela que existe um campo magnético produzido pela Terra: é o campo magnético terrestre. A cada ponto do campo magnético terrestre associa-se um vetor indução magnética B.
O ímã suspenso orienta-se na direção do vetor indução magnética B do lugar. Como o polo norte do ímã volta-se, aproximadamente, para o norte geográfico; e o polo sul, para o sul geográfico; podemos considerar a Terra um grande ímã, que possui polo sul magnético próximo do norte geográfico e o polo norte magnético próximo