As epístolas joaninas
Trabalho de Epístolas Gerais Prof: Rosane
As Epístolas Joaninas
Introdução
As epístolas que trazem o nome de João são anônimas. A primeira não tem dedicatória nem assinatura. Há, porém, afinidades tão íntimas entre ela e o quarto Evangelho, no tocante ao estilo e à matéria versada, que a maioria dos eruditos concorda que os quatro escritos tiveram um só autor. Até mesmo os poucos que pensam diferentemente são constrangidos a admitir que o escritor da primeira epístola deve ter sido alguém que recebeu forte influência do autor do Evangelho. Não há razão para se rejeitar a tradição de ter sido o apóstolo João, filho de Zebedeu, o autor dos quatro documentos.
Primeira Epístola de João
Introdução
Autor: O apóstolo João
Propósito: Alertar sobre os falsos mestres que ensinavam que Cristo não tinha verdadeiramente vindo em carne e incentivar um estilo de vida apropriado para os seguidores do Cristo encarnado.
Data: 85—95 d.C.
Verdades fundamentais:
• Receber a salvação de Deus resulta numa vida reta e especialmente em amor pelos companheiros cristãos.
• Jesus era totalmente humano.
• Muitos que dizem seguir Cristo não são verdadeiros seguidores.
• Os cristãos devem estar prontos para se auto-examinarem para ver se sua fé em Cristo é verdadeira.
• A plena certeza salvação é própria daqueles cuja vida evidencia que eles estão realmente vivendo para Cristo.
Estilo e Autoria
A primeira epístola de João é muito semelhante ao quarto Evangelho quanto ao estilo, enunciação e conteúdo, de modo que quase que com certeza ela pode ser atribuída ao mesmo autor. Por essa razão, conclusões sobre a autoria de 1 João dependem das conclusões obtidas a respeito da autoria do quarto Evangelho. Ainda que ambos os escritos sejam anônimos, a atribuição tradicional deles a João, filho de Zebedeu, não