Teologia
Aluno: Walter Barcellos
Professor: Pr: João Branco
Trabalho: Metodologia Cientifica da Pesquisa
Tema: Apostolo João
João foi a testemunha mais importante e a mais bem informada da verdade do cristianismo. Ele foi aquele discípulo que se destacou entre os doze por sua corajosa ternura e Fidelidade a Jesus Cristo. Fatores que o tornaram conhecido como “o discípulo que Jesus amava” (Jô 19:26). Quando, ao longo virmos seguindo aquele que “tem as palavras da vida eterna” (João: 6.68) como seu amigo e confidente, o mais próximo de sua glória no tabor,de seu coração na ceia, e de sua cruz no calvário, compreenderemos o direito que o evangelista teve de denominar-se por excelência a “testemunhar da verdade”
Ele foi também um dos discípulo de João Batista. Foi o apóstolo querido de Jesus, o íntimo de sua paixão e de sua glória, o evangelista do verbo, o profeta de Patmos ,o pastor de Éfeso, o missionário da Jônia . João não era uma figura fraca. Não devemos esquecer que apesar de ele ter-se intitulado de o discípulo predileto, Jesus o chamava de filho do trovão.
João pediu um lugar de honra a direita do seu Rei; mas devemos não esquecer que ele se comprometeu em beber o cálice de amargura, e que cumpriu a palavra .
Para ele a perfeição não consistia em contemplar a santidade e a glória do Senhor , mas sobretudo em trabalhar e sofrer .A gloriosa montanha da transfiguração, onde João foi uma das testemunhas do Salvador, destacou-se tão somente como um degrau da crucificação. Se ele descansou no seio do seu mestre, não adormeceu. Levantai-vos e caminhemos (João; 26.46).
Disse Jesus aos que estavam com ele no Getsêmani. Era para caminhar rumo ao calvário, para marchar ao combate que o Senhor o chamou. E mais tarde nenhum apóstolo sustentou nem comandou tão brilhante combate como o apóstolo João .Ele refutou a gnose, detestou o nicolaísmo, anatematizou Cerinto e seus erros ,padeceu pela a justiça, odiou a